Internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, para onde foi transferido depois de levar um tiro na cabeça, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau do Ultraje a Rigor, segue em estado delicado, segundo informações divulgadas pelos médicos, nesta terça-feira (5).
“É uma condição grave, mas nós temos que aguardar o tempo”, informou o neurocirurgião Manuel Jacobsen.
O profissional também explicou: “A neurologia depende muito das habilidades do neurocirurgião, dos cuidados de UTI, mas depende muito de condições individuais de cada pessoa”.
O médico disse que a bala não ficou alojada na cabeça de Mingau. “O projétil penetrou na caixa craniana, na região frontal esquerda. Ele não foi retido dentro do crânio.”
E prosseguiu: “Não havia resíduo do projétil dentro do crânio. É um projétil que teve orifício de entrada e orifício de saída”.
A área da cabeça atingida, porém, é de extrema importância. Ela controla algumas funções motoras, de linguagem e da visão, acrescentou o profissional.

UTI
Ao menos por enquanto, o músico seguirá na Unidade de Terapia Intensiva, onde está sendo assistido e medicado.
“Ele vem recebendo todo o suporte em relação ao manuseio do edema cerebral e da pressão intracraniana”, informou Thiago Romano, coordenador da UTI neurológica.
O médico ainda admitiu que não há a previsão para o fim da sedação do paciente. “O mais importante é a gente ter certeza de que a situação está controlada antes de começar a tirar a sedação”, observou.
E ressaltou: “A gente entende que muitas vezes há uma ansiedade para esse momento de tirar a sedação, mas a gente entende também que parte do tratamento do Reinaldo agora é tempo”.
O crime
Baixista da banda Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, de 56 anos de idade, foi baleado na cabeça, no último sábado (2), em Paraty, no Rio de Janeiro.
De acordo com o “G1”, o artista foi cercado por criminosos armados, que atiraram em seu veículo quando passava pelo bairro Ilha das Cobras, por volta das 23h.
O músico foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Municipal Hugo Miranda.
Sem motivo para celebrar
De acordo com informações do site oficial do Ultraje a Rigor, Mingau completou 56 anos de idade no último domingo (3), logo após ser baleado.
Embora o grupo tenha sido criado na década de 1980, o artista ingressou na banda em 1999.
Amante de Paraty
Mingau está frequentemente em Paraty, no Rio de Janeiro, onde foi baleado.
Para se ter uma ideia, o músico do Ultraje tem até uma pousada em Trindade, batizada de Refúgio do Mingau.