Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, segue em estado grave no Hospital São Luiz, em São Paulo, segundo novo boletim médico divulgado na manhã desta segunda-feira (11).
De acordo com o documento, os medicamentos que mantêm o artista sedado estão sendo reduzidos. Entretanto, o quadro ainda é delicado.
Na última quarta-feira (6), o músico do Ultraje a Rigor foi submetido a uma nova cirurgia. A operação removeu parte da calota do crânio dele para alívio da pressão.
Mingau já havia passado por um procedimento semelhante pouco depois de chegar ao hospital.
“Na [primeira] cirurgia se retirou parte da calota craniana. Especialmente aquela que estava triturada. Mas muitas vezes isso não basta. É necessário ampliar”, explicou o neurocirurgião responsável pelo caso, Manoel Jacobsen Teixeira.
O procedimento, chamado de craniectomia descompressiva, durou cerca de 2h30.
Mingau permanece na Unidade de Terapia Intensiva e utilizando ventilação mecânica.
Opinião dos médicos
Em entrevista sobre o caso na última semana, os médicos que cuidam do famoso explicaram mais sobre o quadro clínico.
“Ele vem recebendo todo o suporte em relação ao manuseio do edema cerebral e da pressão intracraniana”, informou Thiago Romano, coordenador da UTI neurológica.
O profissional ainda admitiu que não há a previsão para o fim da sedação do paciente. “O mais importante é a gente ter certeza de que a situação está controlada antes de começar a tirar a sedação”, observou.
E ressaltou: “A gente entende que muitas vezes há uma ansiedade para esse momento de tirar a sedação, mas a gente entende também que parte do tratamento do Reinaldo agora é tempo”.
O crime
Baixista da banda Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, de 56 anos de idade, foi baleado na cabeça, no último sábado (2), em Paraty, no Rio de Janeiro.
De acordo com o “G1”, o artista foi cercado por criminosos armados, que atiraram em seu veículo quando passava pelo bairro Ilha das Cobras, por volta das 23h.
O músico foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Municipal Hugo Miranda.
Sem motivo para celebrar
De acordo com informações do site oficial do Ultraje a Rigor, Mingau completou 56 anos de idade no último domingo (3), logo após ser baleado.
Embora o grupo tenha sido criado na década de 1980, o artista ingressou na banda em 1999.
Amante de Paraty
Mingau está frequentemente em Paraty, no Rio de Janeiro, onde foi baleado.
Para se ter uma ideia, o músico do Ultraje tem até uma pousada em Trindade, batizada de Refúgio do Mingau.