Amor Perfeito – novela das 6 da Globo – chega ao fim nesta sexta-feira (22) com um último capítulo repleto de recomeços e alguns reencontros. Após meses acompanhando Marcelino (Levi Asaf), Marê (Camila Queiroz), Orlando (Diogo Almeida) e companhia, chegou a hora de dizer adeus a São Jacinto. Confira a seguir as emoções que vão rolar no desfecho do folhetim.
Funeral

Apesar da adrenalina e com direito a um carro voando ribanceira abaixo, o desfecho de Gilda (Mariana Ximenes) e Gaspar (Thiago Lacerda) não poderia ser outro além deste que eles mesmos procuraram para si: a morte. Mas, apesar de vilões, também eram filhos de alguém e serão velados de forma digna.
Cândida (Zezé Polessa) e Anselmo (Paulo Betti) vão estar devastados, lamentando o destino que o primogênito seguiu. Principalmente a prefeita, que vai procurar por algum conforto nas palavras de Frei Severo (Babu Santana).
“O senhor acha que a alma do Gaspar pode ter salvação, Frei? Será que ele está em paz?”, questionará a mãe do vilão.
“Eu acredito que a medida de Deus não é a mesma que a nossa, dona Cândida. A misericórdia dEle é infinita, especialmente quando uma mãe chora por um filho”, responderá, fazendo com que Cândida desabe no choro.
Acompanhado dos pais, Marcelino também irá aproveitar um momento para se despedir de Gilda.
Antes de irem embora do cemitério, o menino vai passar pelo túmulo da ruiva que, por um breve período de tempo, foi sua “mãe”.
“Vai com Deus, dona Gilda. Descansa em paz, viu? Que Jesus ajude a senhora a encontrar o perdão e o amor que a senhora queria tanto”, dirá ele, se referindo à última conversa que tiveram.
Reafirmando os votos

Érico (Carmo Dalla Vecchia) terá tudo para estar feliz: o casamento com Verônica (Ana Cecília Costa) vai bem, Maria Helena, filha deles, também e ele conseguiu com que o executivo dos Estados Unidos investisse no cinema.
No entanto, a memória do último encontro que teve com Romeu (Domingos Alcântara) continuará na mente do advogado.
Durante um jantar de negócios, Érico se assustou ao ver o ex-namorado, um músico para lá de talentoso e requisitado, trabalhando como garçom. Após ser agredido em um ataque movido por mero preconceito, Romeu ficou com sequelas que o impediram de retornar ao piano.
Embora o advogado já soubesse do episódio, ver as consequências o deixou para lá de abalado. E Verônica vai reparar.
Por essa razão, então, a baiana irá pedir ao marido para ser sincero com ela como sempre foi.
“Você está certa. Reencontrar o Romeu, com ele naquela situação, me deixou bastante abalado”, afirmará Érico.
“Porque você ainda gosta dele, não é? […] Érico, eu não quero ter um homem dividido ao meu lado. Eu não mereço isso, assim como você não merece ter o coração dividido”, dirá ela.
E prosseguirá: “Eu te quero bem demais e quero que você seja feliz. Comigo ou longe de mim. Porque eu…”.
Contudo, será interrompida por um beijão do marido. “Esse encontro, no Rio de Janeiro, só deixou ainda mais claro para mim que você… Você, Verônica, e mais ninguém nesse mundo, é o grande amor da minha vida, a pessoa que, no fundo, eu procurei a minha vida inteira.””
O parceiro ainda completará: “E com quem eu quero viver até o fim dos meus dias. Ao lado de quem eu quero ver a nossa menininha crescer. Que homem de sorte eu sou por ter encontrado você”.
Casamentos

Duas duplas apaixonadas irão aproveitar a ocasião e fazer um casamento conjunto. Neiva (Maria Gal) vai selar o relacionamento com dr. Ítalo (Genézio de Barros).
A moça tinha medo de se envolver novamente pois não sabia se o marido, que saiu de casa há anos, estava vivo ou não. Porém, descobriu que nunca foi casada no papel.

Então, sem qualquer peso na consciência, irá se entregar ao novo amor.
O pai dela, Popó (Mestre Ivamar), também irá subir ao altar, mas não acompanhando a noiva. O concierge irá se casar com a professora Celeste (Cyda Moreno), por quem se apaixonou.
De volta e grávida
Cansada da forma abusiva que era tratada pelo delegado Albuquerque (Beto Militani), Lívia (Lucy Ramos) rompeu o casamento e partiu de São Jacinto, levando junto o filho, Tobias (Davi Queiroz), que o policial sempre renegou por ser adotado.
De quebra, ainda foi acompanhada de Pedro Valente (Rodrigo Santos), pai biológico do menino, por quem a moça veio se apaixonar.

No último capítulo, ela voltará à cidade para o casamento de Orlando e Marê e aparecerá grávida do novo marido, para a surpresa de todos.
Isso porque ela sofria com a infertilidade – que, no fim das contas, era um problema do ex.
“Casamos, mas não na igreja e nem no papel, porque eu não posso. Mas somos um casal, sim”, contará ela para Ione (Carol Badra).
“Nosso casamento foi selado na lei do amor, dona Ione!”, afirmará Valente.
E não vão ser só esses dois que vão ganhar um bebê, não. Sônia (Bárbara Sut), que tanto sofreu pelo filho que morreu após o parto, irá revelar a Júlio (Daniel Rangel) que está grávida, para a alegria do futuro papai.

Registrado
Marê e Orlando já tinham Marcelino como filho antes mesmo de descobrirem que, de fato, o menino é a criança que eles tiveram e acreditavam estar morta. Agora, com a vida mais tranquila, darão continuidade ao plano que tinham antes mesmo de terem a certeza do laço sanguíneo e vão registrar o menino.
“A gente tem uma surpresa pra você, Marcelino!”, anunciará Marê, dando um documento ao menino.
“É a sua certidão de nascimento, rapazinho!”, dirá Orlando.

“Marcelino de Assis Rubião Lopes Gouveia! Filho de Orlando Lopes Gouveia e Maria Elisa Rubião Gouveia”, comemorará o jovem, enquanto lê a certidão.
Leonel (Paulo Gorgulho), que já tinha se encantado pelo menino antes de saber que ele é seu neto, também irá comemorar.
“Posso ver?”, pedirá ele, pegando o documento e lendo o resto. “[…] Sendo avós paternos Virgílio Lopes Gouveia e Maria Marta Lopes Gouveia, e avós maternos Leonel Rubião e Maria Eugênia Rubião!”
“Nossa Senhora! A minha família aumentou demais da conta!”, vai celebrar o pequeno.
O grande casal
Ah, e teremos mais um casamento…

