Viúvo diz que Walewska já havia cogitado tirar a vida há 3 anos

Ricardo Mendes e Walewska Oliveira

Foto: Instagram

Ricardo Mendes, viúvo de Walewska Oliveira, que faleceu na última quinta-feira (21), aos 43 anos de idade, após despencar do 17º andar do prédio em que ambos viviam, no bairro de Cerqueira César, em São Paulo, contou que a preocupação com a saúde mental da esposa começou há três anos, quando ela admitiu estar enfrentando um momento delicado.

“Ela nunca disse que tiraria a própria vida. Ela me disse que estava passando por muitas coisas na vida dela, que até pensou em ‘fazer uma besteira’”, relatou ao “Uol”.

A declaração ligou um sinal de alerta no marido. “Foi aí que percebi que ela já não estava tão forte como sempre foi.”

Por essa razão, Ricardo decidiu compartilhar a situação com a família da campeã olímpica de vôlei. “Me lembro da Wal ter ficado brava e chateada comigo, e que eu não tinha o direito de falar sobre isso com os pais dela. Eu não tive alternativa.”

A atleta, porém, só teria começado a cuidar da saúde mental há um ano, quando passou a fazer terapia.

Em crise no casamento de 20 anos, o companheiro revelou: “Uma vez ela disse para mim: ‘Posso perder dinheiro, posso perder status, mas não posso perder você’”.

E admitiu: “Esse poder de posse sempre me preocupou. Por isso, de uns três anos pra cá, sempre tive compaixão e cuidado, justamente preocupado com a reação dela. Tentei levar e administrar a crise”.

No entanto, Ricardo já não queria mais permanecer casado com Walewska. Inclusive, na noite anterior à tragédia, eles tiveram uma discussão a esse respeito.

“Ela me questionou que eu estava estranho e distante, eu respondi que não dava pra continuar onde não havia mais amor entre homem e mulher”, detalhou.

Contudo, a jogadora de vôlei não brigou com ele. “Ela ficou introspectiva, ficou quieta, e fomos dormir. A gente se amava, eu esperava ela aceitar a separação numa boa.”

Ricardo Mendes também disse que tentou passar por cima do que sentia nos últimos tempos em prol de Walewska Oliveira.

“Convivemos por 20 anos, mas nos últimos dois não era mais o mesmo amor. Muitas vezes me anulei, mas fiz por ela”, contou.

Tudo ‘normal’ horas antes da morte

Estrela do vôlei, Walewska Oliveira marcou presença em um evento para a divulgação de sua biografia, lançada no início deste ano, horas antes da tragédia que tirou sua vida.

Além disso, a atleta gravou um podcast, na última quarta-feira (20), onde apareceu sorridente e sem dar pistas de estar em crise interna.

Comoção

No Twitter, fãs do esporte lamentaram a notícia do falecimento. “Uma perda gigante para o vôlei brasileiro”, afirmou um internauta. “Walewska foi gigante em quadra. Que triste”, acrescentou outro. “Inacreditável”, postou um terceiro.

A meio-de-rede foi revelada pelo Minas, em 1995, e trilhou uma trajetória de muito sucesso no vôlei, tendo uma passagem de êxito também na Seleção Brasileira.

Walewska atuou por times na Itália, Espanha, Rússia e voltou ao Brasil para encerrar a carreira no Praia Clube, de Uberlândia, MG, na temporada 2021/2022.

Sair da versão mobile