Internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, desde o início do mês, Mingau segue na UTI – Unidade de Terapia Intensiva -, em estado estável e começou a ter a ventilação mecânica retirada aos poucos.
“O paciente Rinaldo Amaral (Mingau) segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, em processo de ‘desmame’ da ventilação mecânica e com quadro clínico estável”, informou o boletim médico.
E prosseguiu: “A fase de hipertensão intracraniana foi superada, entrando agora em etapa de reabilitação, com intensificação do suporte fisioterapêutico”.
A nota também destacou que Mingau já abriu os olhos e que não está sedado. “O paciente está sem sedação, apresentando abertura dos olhos, porém sem interação consciente com o ambiente até o momento.”
Cirurgia
No dia 6 de setembro, o integrante do Ultraje a Rigor foi submetido a uma cirurgia. A operação removeu parte da calota do crânio dele para alívio da pressão.
O músico já havia passado por um procedimento semelhante pouco depois de chegar ao hospital.
“Na [primeira] cirurgia se retirou parte da calota craniana. Especialmente aquela que estava triturada. Mas muitas vezes isso não basta. É necessário ampliar”, explicou o neurocirurgião responsável pelo caso, Manoel Jacobsen Teixeira, na ocasião.
A operação, chamada de craniectomia descompressiva, durou cerca de 2h30.
O crime
Rinaldo Oliveira Amaral, de 56 anos de idade, foi baleado na cabeça, no dia 2 de setembro, em Paraty, no Rio de Janeiro.
O artista foi cercado por criminosos armados, que atiraram em seu veículo quando ele entrou em uma comunidade dominada pelo tráfico, no bairro Ilha das Cobras.
O músico foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Municipal Hugo Miranda. Depois, foi transferido para São Paulo.