Eliana contou aos fãs, na última segunda-feira (2), que decidiu se tornar uma doadora de órgãos. O motivo? A história de Faustão, que ganhou um novo coração por meio de transplante, em agosto.
A apresentadora do SBT contou que se sentiu impulsionada a doar após uma conversa com Luciana Cardoso e João Silva, esposa e filho do famoso, respectivamente.
“Boa tarde! Estou passando aqui para dizer que estou entrando em uma corrente do bem e você também pode fazer o mesmo. Uma corrente do bem para doação de órgãos”, disse em vídeo.
E continuou: “Eu sou doadora de órgãos e de tecidos porque eu acredito que a vida continua e a melhor maneira de continuar é você dando esperança ou chance de vida para quem precisa. Quero fazer parte dessa corrente do bem”.
Eliana ainda contou que convidou outros famosos para integrarem o time de doadores de órgãos, dentre eles Chris Flores, Leandro Hassum e Rogério Flausino.
Vale lembrar que desde que Faustão precisou ser submetido a um transplante de coração, sua família iniciou uma verdadeira luta em favor da doação e uma campanha para incentivar as pessoas a se tornarem doadoras de órgãos.
LEIA TAMBÉM:
Saiba por que 1º da fila recusou transplante e ‘deixou’ coração para Faustão
Preta Gil fala de recuperação após retirar tumor: “Tem que ter paciência”
Caso Faustão
Faustão foi agraciado com um coração compatível para transplante, no dia 27 de agosto, e recebeu alta do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 10 de setembro.
Segundo da fila para o procedimento, a pessoa que estava em primeiro lugar à espera da operação acabou ‘deixando’ o órgão para o apresentador, depois de os médicos do paciente optarem por aguardar outro coração mais compatível com o caso.
“Antes de aceitar um órgão doado, as equipes transplantadoras analisam as características do doador, para certificar-se que se encaixam na necessidade do receptor”, informou o Ministério da Saúde.
E detalhou: “A condição clínica do receptor no momento da oferta da doação, possíveis incompatibilidades imunológicas, além de idade, peso e altura muito discordantes entre doador e receptor podem ser motivos de recusa”.
Com a dispensa do coração, Faustão, que era o segundo na fila em decorrência da gravidade de seu caso, acabou sendo submetido ao transplante antes do esperado.
O coração colocado em Faustão veio de Santos, no litoral sul de São Paulo, e pertencia a Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos de idade.
Nas redes sociais, o famoso, inclusive, agradeceu a família do doador. “Fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo.”
E prosseguiu: “Eternamente grato. Um homem simples. Eu fico emocionado, porque ele meu deu a chance de viver de novo. Agradecer ao Wellington, irmão do Fábio, Jaqueline, a viúva, esses que eu tenho que agradecer. Essas pessoas mais humildes, que, quando eu precisei, me deram um coração novo”.
Faustão, inclusive, afirmou na ocasião que, assim que possível, gostaria de conhecer a família do rapaz que ajudou a salvar sua vida.
Lista de espera
Ao todo, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, doze pessoas foram selecionadas pelo sistema para receber o coração, já que atendiam aos requisitos para a cirurgia.
Porém, de todos os selecionados, quatro tinham prioridade. E Faustão era o segundo desta fila.
Portanto, com a recusa do primeiro, o comunicador foi encaminhado para o transplante.