Depois que Irene (Gloria Pires) roubou as terras de Aline (Barbara Reis), Antônio (Tony Ramos) não perdeu tempo e começou a instalar a máquina de sondagem para analisar a área atrás de diamantes em Terra e Paixão – novela das 9 da Globo. Contudo, a produtora rural não deixou barato e acionou a Justiça para reaver a propriedade.
Nos próximos capítulos da trama, Aline terá uma primeira vitória ao conseguir embargar a exploração de diamante. Entretanto, acontece que o poderoso fazendeiro não vai ceder e, ao que parece, se dará mal.
Antônio La Selva será chamado às pressas para as terras que eram de Aline. Ao chegar lá, Vinícius (Paulo Rocha) avisa: “Esse oficial de justiça acabou de chegar. […] Ele diz que nós temos que paralisar a busca pelos diamantes”.
O oficial, por sua vez, ressalta: ” Vim fazer cumprir a liminar que determina a suspensão imediata da extração mineral”.
Vinícius comenta que eles têm que sair dali, mas Antônio ri da situação: “Parar? Por quê? Por causa desse papelzinho que um juizeco assinou e esse borra botas veio entregar?””
E ainda destrói o documento: “Olha o que faço com o papel!”.
Logo depois, acreditando estar acima da lei, La Selva diz para Vinícius continuar o trabalho e manda Ramiro expulsar o homem das terras.
Só que o oficial de justiça sai dali direto para notificar o juiz sobre o que acabou de acontecer.
Antônio vai para a cadeia
Resultado: Marino entra na casa de Antônio e avisa: “Eu estou aqui com um mandado de prisão preventiva contra o senhor, doutor Antônio. […] Um mandado expedido pelo juiz. O senhor descumpriu uma ordem judicial e ainda mandou agredir um oficial de justiça. Doutor Antônio, o senhor está preso!”.
Depois de ser detido por Marino, Antônio fala em alto e bom som: “Preste bem atenção, Marino. Guarde na memória esse dia e o que eu vou dizer: eu vou acabar com a sua vida. O que você fez hoje foi assinar a sua própria sentença de morte”.