Raphael Vicente fez um desabafo em suas redes sociais, na última quarta-feira (18), após ter sua casa na comunidade da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, invadida pela polícia durante uma operação no local.
Segundo o artista, que está em São Paulo para um trabalho, a situação ocorre na comunidade há quase uma semana e já causou o fechamento de escolas e unidades de saúde por lá, além de gerar apreensão e medo aos moradores.
“Acordei hoje de manhã com mensagem da minha irmã que dizia o seguinte: ‘Bateram fortão aqui na porta. Entraram e revistaram tudo. Perguntaram quem morava aqui. Só foram embora porque mostrei seu Instagram’. Isso aconteceu na minha casa hoje e é o que acontece na Maré nos últimos seis dias”, disse.
E continuou: “Tem trabalhador com a loja fechada na Maré há seis dias sem ganhar o seu dinheiro. Fora os que estão se arriscando a sair de casa porque se falar para o patrão sobre a operação, ele não estará nem aí. Tem que arriscar sua vida para trabalhar”.
Raphael Vicente também falou sobre o fato de os brasileiros se comoverem com a guerra de Israel contra o Hamas, mas não ligarem para as vítimas da violência urbana no nosso país.
“É muito fácil pra mim comover as pessoas falando: ‘Favela venceu’. Falar que cheguei até aqui porque sou cria da Maré. Eu venci, a minha favela está lá perdendo há seis dias seguidos. Perdendo há anos. Todo mês você vê notícias de crianças mortas em favelas por operação policial”, lamentou.
O ator ainda citou famosos que viveram na comunidade e pediu para que eles ajudem a divulgar o que está acontecendo por lá.
“Faço um apelo para Bianca Andrade, Naldo Benny, Douglas Silva, Lexa, a todos os influentes que são cria da maré, mostrarem o que acontece lá neste momento. A mostrar para quem acompanha vocês e não vivem o que a gente viveu, o que acontece em uma operação policial”, encerrou.
Assista:
View this post on Instagram