Em Elas por Elas – novela das 6 da Globo -, Jonas (Mateus Solano) decidiu terminar seu casamento com Helena (Isabel Teixeira). Então, já habituado com o quão dominadora a megera e o pai dela, Sérgio (Marcos Caruso), são, sabe que sua vida será um inferno enquanto for vice-presidente da empresa. Por isso, tomou uma baita decisão e, durante uma reunião com o conselho, anunciou: vai se demitir.
Todos serão pegos de surpresa, principalmente a ricaça, que vai segurar a postura de chefe apenas por tempo o suficiente para pedir que todos saiam da sala, guardando o vexame apenas para Jonas.
“Você tinha que ter dividido essa decisão comigo, Jonas. Sou a presidente”, dirá Helena.
Ele argumentará que confia na competência do time para gerir o negócio na sua ausência e ainda vai dar uma sugestão de substituto: Giovanni (Filipe Bragança).
“Nosso filho está por dentro de tudo, tem sangue novo, está cheio de garra, de vontade, coisa que eu perdi há um bom tempo”, indicará ele.
“Você está enganado sobre o Giovanni. Ele não é mais o mesmo desde que foi enfeitiçado pela filha da Adriana. Como você está enfeitiçado por ela!”, rebaterá.
Assim que Helena der vazão à postura descontrolada de sempre, Jonas tentará encerrar a conversa e ir embora. Mas a empresária será mais rápida, ao se trancar na sala com ele.
“Você não vai a lugar nenhum. Você não vai me abandonar de novo. Eu não vou deixar!”, dirá Helena, já se exaltando.
E prosseguirá: “Você se aproveitou de mim esses anos todos e acha que pode me descartar assim?”.
“Foi você quem me usou. Seu marido de enfeite. Seu vice-presidente de enfeite. Porque eu nunca tive autonomia nessa empresa”, se defenderá ele.
Helena, então, começará a oferecer tudo o que acredita que Jonas quer, achando que essas coisas são dinheiro ou poder, mas ele será objetivo. Então, ao perceber que está “perdendo”, como sempre, a ricaça voltará a atacar Adriana (Thalita Carauta).
“Comigo você ganhou posição, dinheiro, status. Coisa que nunca teria ao lado da pobretona. Fui eu que te dei. Eu e essa empresa! Se você pedir pra sair, não vai ter direito a nada”, ameaçará ela.
“Conheço as leis, Helena, sei muito bem o preço das minhas escolhas. E estou disposto a pagar. Quero fazer as coisas que são realmente importantes pra mim, enquanto tiver tempo”, rebaterá ele.
Humilhação
Desesperada, Helena, em seguida, se jogará no chão, tentando agarras as pernas de Jonas.
“Não me deixa. Não faz isso. Fica. Por favor, Jonas… Não me deixa…”, implorará ela.