Em Elas por Elas – novela das 6 da Globo -, Evilásio (Cosme dos Santos) e Raquel (Mariah da Penha) tentaram ao máximo esconder do filho, Mário Fofoca (Lázaro Ramos), que ele foi adotado. Mas o próprio detetive foi surpreendido por uma pista que fará com que ele deixe os sentidos investigativos ‘ligados’. Desde que soube que a mãe estava em uma convenção em Águas de Lindóia na data que, supostamente, ele teria nascido, anda pra lá desconfiado.
Então, na manhã seguinte, ao se sentar à mesa para o café, vai estar com uma postura peculiar, além do jeitão excêntrico de sempre. O comportamento irá fazer com que os pais estranhem.
“Que foi que te deu, Mário? Bicho carpinteiro?”, vai questionar Evilásio.
“Te conheço”, acrescentará Raquel.
E ressaltará: “Você quer perguntar alguma coisa. É sempre assim, desde criança. Fica zanzando por aí, até mandar a pergunta”.
“Que pergunta eu teria para fazer? Talvez algo que eu não saiba? Algo que eu precise saber? Algo que… Pela primeira vez na vida, não sei como perguntar!”, disparará ele, levantando-se da mesa e correndo em direção ao quarto.
Lá, o detetive lamentará o fracasso da tentativa e vai estudar uma forma de como se encorajar para perguntar aos pais a questão que o atormenta.
“Mamãe, por que a senhora estava numa convenção em Águas de Lindóia no dia que eu nasci? Por que a senhora não estava grávida de mim? Nem pra ir pra maternidade? Baita falta de consideração! Me deixou lá sozinho? Não! Tem coisa errada. Se a senhora não estava grávida, como foi que eu nasci? Eu nasci? Quando? Onde? Como? Por quê? O que está acontecendo? Por que vocês estão mentindo para mim?”, dirá ele para si mesmo.
Desespero
Porém, Evilásio, que vai estar escondido atrás da porta observando o filho, entrará em pânico ao se tocar que ele está próximo de ligar as pontas. Então, irá correndo para a sala falar com a esposa.
“Ele descobriu, Raquel. O Mário descobriu tudo! Ele sabe que não foi você quem deu à luz ele”, se desesperará ele.
“Ah, Evilásio. Mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer. No caso do Mário, foi mais tarde. Agora, meu amor, nós dois temos que conversar com ele”, responderá ela.
Porém, neste momento, será o próprio detetive que irá surpreendê-los, depois que ouvir a conversa entre os pais.
“Então é isso? Vocês vão me explicar o que está acontecendo? Me corrijam se eu estiver errado. Baseado nisso tudo, eu não sou filho de vocês?”, indará Mário Fofoca.