Em Terra e Paixão – novela das 9 da Globo -, Aline (Barbara Reis) caiu em um golpe de Irene (Gloria Pires) e perdeu suas terras. Confiando na Justiça, a viúva abriu um processo contra os La Selva para recuperar sua propriedade.
Por causa disso, no entanto, quase perdeu a vida em um atentado – encomendado por Antônio (Tony Ramos) – e que pode deixar Jonatas (Paulo Lessa) sem os movimentos das pernas.
Ao vencer a disputa contra os rivais no tribunal, Aline, mesmo assim, levará mais uma rasteira de Antônio. Nos próximos capítulos do folhetim, o poderoso fazendeiro consegue a anulação do julgamento.
Aline descobre a novidade da pior maneira: ao ser impedida por Ramiro (Amaury Lorenzo) e vários capangas armados de entrar no local.
“Essa terra é do patrão! Não pode entrar! Se forçar a barra… eu atiro”, avisa o capataz.
E prossegue: “O patrão disse que conseguiu um papel que impede você de entrar nas terras. Eu estou aqui pra cumprir a ordem do patrão. Nem vem que não tem”.
Aline, por sua vez, procura a delegacia para abrir uma queixa contra o vilão, que aparece no local e a informa: “Conseguimos uma liminar. Um desembargador anulou aquela audiência e o julgamento daquela juíza incompetente. Em outras palavras, você perdeu, Aline Machado! Perdeu”.