Em Elas por Elas – novela das 6 da Globo -, Miriam (Paula Cohen) revelou o segredo que guarda sobre a família de Sérgio (Marcos Caruso): Giovanni (Filipe Bragança) não é o filho biológico de Helena (Isabel Teixeira) e Jonas (Mateus Solano). O bebê deles morreu logo após o parto, ainda na maternidade. Agora, a enfermeira, que foi a responsável pela troca, está de volta.
Após receber alta do hospital, Sérgio se surpreendeu ao chegar em casa e se deparar com Miriam. Para não levantar suspeitas, o patriarca irá contratá-la para cuidados domiciliares.
Logo em seguida, no entanto, a enfermeira irá relembrar o episódio de 25 anos atrás.
“Eu cometi um crime! Nós cometemos. Eu sou a executora e você o mandante”, dirá ela, numa tentativa de extorqui-lo.
E prosseguirá: “Os bebês foram trocados. O verdadeiro filho da Helena morreu. Troquei o seu neto morto por um bebê saudável. Um menino, como você sempre quis”.
Em seguida, será exibido um flashback do fatídico dia na maternidade, no qual Miriam conta que a própria Helena quase morreu no parto.
No berçário, ao reparar que o bebê não iria sobreviver, Sérgio fez a oferta. Após a equipe médica não conseguir reanimar a criança, ela trocou as pulseiras.
“Não sou psicopata, sou alguém que luta pra sobreviver. E a vida não foi muito gentil comigo. Mas sempre dei meu jeito”, justificará Miriam, que, logo em seguida dará seu valor. “Meio milhão!”, vai disparar ela.
“Meio milhão é absurdo. Te dou cem mil. Cem mil para você desaparecer”, responderá o empresário, numa contraproposta.
“Pensa com carinho. O que é pior? Me dar mais meio milhão ou a Helena descobrir que você trocou o filho dela por outro bebê?”, argumentará a criminosa.